EmpréstimoNotícias

Empréstimo MEI tem NOVA data para ser liberado; veja como pedir

De acordo com o Governo Federal, o novo empréstimo do MEI poderá ser liberado em breve. Confira as novas datas e veja quem poderá solicitar.

MEI (microempreendedor individual) é uma categoria criada para formalizar trabalhadores autônomos, permitindo a legalização de suas atividades. Com isso, o empreendedor paga impostos simplificados e tem acesso a benefícios previdenciários.

Em algumas situações, ele pode precisar de capital. Seja para expandir o negócio, comprar equipamentos, ou enfrentar dificuldades financeiras, o acesso a crédito pode ser essencial para a continuidade e crescimento do empreendimento.

Por essa razão, o Governo Federal anunciou a criação de um novo empréstimo para a categoria que, inicialmente, seria liberado em junho. No entanto, sua solicitação será adiada. 

Empréstimo MEI tem NOVA data para ser liberado; veja como pedir
Veja quando o empréstimo MEI será liberado – Foto: Jeane de Oliveira

Novo empréstimo MEI já foi aprovado? Quando o crédito poderá ser solicitado?

Em primeiro lugar, é necessário entender que a categoria MEI oferece várias vantagens. Entre elas, a simplificação de impostos, acesso a benefícios previdenciários e a possibilidade de emitir notas fiscais. 

Além disso, os microempreendedores têm acesso a linhas de crédito exclusivas, facilitando o financiamento de suas atividades.

Tipos de empréstimo MEI

Existem diversos tipos de empréstimo, adequados às diferentes necessidades dos microempreendedores. Entre eles, destacam-se:

  • Antecipação de recebíveis: adianta valores a receber de vendas futuras;
  • Cartão Pj: cartão de crédito exclusivo para pessoa jurídica;
  • Empréstimo com garantia: oferece melhores condições ao apresentar garantias;
  • Microcrédito: pequenos valores destinados a empreendedores de baixa renda;
  • Ações de fomento ao empreendedorismo: programas governamentais de incentivo.

Procred

O ProCred 360 é o novo empréstimo criado para microempreendedores individuais. Com ele, é possível solicitar crédito com taxas de juros de 5% ao ano mais a Selic. Contudo, ele ainda não está disponível. 

A data de liberação está prevista para julho. Em breve, o Governo Federal deve divulgar quais bancos oferecem a modalidade de crédito. 

Desenrola Pequenos Negócios

O programa Desenrola Pequenos Negócios foi criado para ajudar micro e pequenos empresários a organizarem suas finanças e obterem crédito.Como o nome diz, trata-se de uma versão do Desenrola, voltada aos pequenos empresários. 

Além do MEI, microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) também podem acessar o programa. Para tal, basta entrar em contato com o banco e verificar se ele está participando do Desenrola Pequenos Negócios. 

Confira outros tipos de empréstimos para o microempreendedor

Por enquanto o ProCred não está disponível, a categoria pode solicitar o Pronampe. A linha de crédito tem juros de 6% ao ano mais a Selic e libera até R$ 150 mil. Ela pode ser solicitada em bancos como Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. 

Ainda existe o empréstimo do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). O valor é de até R$ 21 mil. As taxas de juros, no entanto, são mais altas. 

O MEI pode solicitar o valor com juros de 4% ao mês. Além do mais, existe uma taxa de 3% sobre o valor financiado. 

Como se inscrever no MEI?

A inscrição é simples e rápida. Basta acessar o Portal do Empreendedor (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor), preencher o formulário com os dados pessoais e informações sobre a atividade a ser formalizada. 

Após o cadastro, o empreendedor já pode emitir notas fiscais e acessar os benefícios da categoria, como os empréstimos. Vale destacar que, ao se formalizar, ele deverá pagar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) todos os meses. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo